Trilha de Direitos e Registre-se: comunidades quilombolas de São Raimundo Nonato recebem serviços de cidadania
Publicado por: Guilherme Torres
Levando serviços às comunidades tradicionais da Comarca de São Raimundo Nonato, na última quinta-feira (26), o Projeto Trilha de Direitos realizou, em parceria com a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí, uma jornada de atendimentos na comunidade quilombola Moisés, a 32 quilômetros do município de São Raimundo Nonato.
Durante a ação, foram emitidas quase 180 solicitações da 2ª via do Registro Civil e 60 de Registro Geral (RG), bem como a realização de 240 atendimentos voltados ao Cadastro da Agricultura Familiar – CAF, Carteira de Identificação Civil (CIN), orientações sobre o Juizado Especial Federal e 86 fotografias para a CIN.
“Estamos realizando mais uma etapa do Trilha de Direitos, esta iniciativa que está mudando o acesso da Justiça às populações da Comarca de São Raimundo Nonato. Acompanhados de notáveis autoridades do Judiciário, como a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Cristina Tereza Gaulia, o juiz auxiliar do Foro Extrajudicial piauiense, Carlos Augusto Arantes Júnior, o juiz federal Felipe Pinto e o juiz Samuel Lima, realizamos um evento que levou serviços fundamentais à populações que necessitam dessa aproximação. É a Justiça chegando diretamente às comunidades tradicionais, atendendo e levando conhecimentos jurídicos de cidadão para cidadão”, afirmou a juíza do JECC de São Raimundo Nonato, Uismeire Ferreira Coelho.
Durante o seu discurso, o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, observou que a atuação do projeto na comunidade Moisés simboliza a busca do Judiciário piauiense em levar o acesso às documentações básicas a todos os cidadãos(ãs) piauienses, visando a garantia do exercício de uma cidadania plena a todos e todas.
O Trilha de Direitos é uma iniciativa do Juizado Especial Cível e Criminal-JECC de São Raimundo, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) que, nesta 2ª etapa, conta com o apoio da Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí, da Secretaria Estadual de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – SADA, Secretaria de Assistência Familiar (SAF), Coordenação da Comunidade do Núcleo de São Raimundo Nonato, Instituto de Identificação Civil e do Juizado Especial Federal.

Atendimentos na comunidade Moisés, em São Raimundo Nonato.

Atendimentos na comunidade Lagoa da Caraíba, em Várzea Branca.

Atendimentos na comunidade Umburana Brava, em Fartura do Piauí.

Atendimentos na comunidade Xique-Xique, em São Lourenço do Piauí.

Atendimentos na comunidade Boa Vista dos Braz, em Bonfim do Piauí.