Juíza de Itainópolis palestra na 7ª Semana Formativa de Magistrados, em Belo Horizonte
Publicado por: Guilherme Torres
Representando o Judiciário piauiense, nesta quinta-feira (10), a juíza titular da Comarca de Itainópolis, Mariana Machado, apresentou o painel Litigância predatória, ao lado de magistrados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, durante a 15ª edição do Sistema Integrado de Gestão Judiciária e de Participação da 1ª Instância na Administração de Justiça do TRT-3ª Região (Singespa). O evento faz parte da 7ª Semana Formativa de Magistrados, que teve início na segunda-feira (07), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Com o apoio da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, estive ao lado dos magistrados Washington Neto, Marcelo Ferreira e Lucas Camargo, dos Tribunais Regionais do Trabalho do Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresentando alguns índices e experiências da ocorrência e enfrentamento da litigância predatória no 1º Grau piauiense. Na oportunidade, dialogamos sobre a atuação do Robô de Informações da Corregedoria, o RIC, uma ferramenta que não apenas realiza a identificação automática de certidões de óbitos nos processos do Judiciário piauiense, como também, a partir de seu banco de dados, verifica casos de litispendências”, explicou a juíza Mariana Machado.
Ainda de acordo com a magistrada, o painel foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os Tribunais presentes, diante dos debates sobre a prática e identificação da litigância predatória.
“Foi um diálogo proveitoso com colegas da magistratura trabalhista, tendo em vista que é necessário uma cooperação judicial entre as diferentes instâncias do Poder Judiciário. Sem dúvidas, esta foi uma importante troca de ideias, sugestões e formas de identificar e enfrentar a litigância predatória, que prejudica e sobrecarrega todo o Poder Judiciário brasileiro”, concluiu a magistrada.
Fontes/Imagens: TRT-MG