Relatório da SEJU/TJ-PI mostra que segundo grau tem média de 2.500 processos julgados por mês

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) já colhe os bons resultados advindos com a implantação do Plenário Virtual e hoje conta com uma média de 2.500 julgamentos por mês no segundo grau.

Os números foram apresentados na manhã desta quinta-feira (07/10), pela Secretária Judiciária, Paula Meneses, em reunião com o presidente Oliveira, com a Secretária da Presidência Núbia Fontenele e com a secretária Lanny Cléo, da Gestão Estratégica.

“Iniciamos o trabalho com certas limitações em razão da pandemia da COVID-19. No entanto, com o Plenário Virtual garantimos o avanço na produtividade do segundo grau. No último mês, por exemplo, tivemos pautados, tanto nas sessões presenciais, realizadas por videoconferência, quanto no Plenário Virtual, 3.237 processos. É um avanço significativo. Alguns desembargadores chegam a julgar 230 processos por mês”, destaca Paula Meneses.

Para ela, essa melhoria na produtividade se deve à organização da equipe que cuida da elaboração das pautas de julgamento , que atualmente conta com 11 colaboradores, dentre servidores e estagiários na secretaria judiciária. Outro ponto de destaque é o gabinete de apoio, que acompanha diretamente o trabalho nos gabinetes dos desembargadores.

“Temos percebido os servidores e as servidoras, os desembargadores e desembargadora empenhados e empenhadas nesta missão. Precisamos sempre ter agilidade, porque cada processo representa uma vida, é o direito de uma pessoa em jogo e é necessário darmos uma resposta a tempo. Essa agilidade dos processos virtuais tem nos permitido isso”, pontua.

FIM DOS PROCESSOS FÍSICOS NO 2º GRAU
Paula Meneses explica que atualmente o segundo grau conta com 2.656 processos virtualizados, com certidão nos autos. Além disso, está sendo agilizado o cancelamento dos processos físicos, para evitar que um processo apareça no sistema como virtual e físico.

“Sem dúvidas é louvável o empenho de toda a equipe na busca deste objetivo maior, que é limpar o acervo processual de cada gabinete”, avalia Paula Meneses.

Compartilhe: