CEJUSC de Floriano homologa mais de 3 milhões em acordos no primeiro semestre de 2023
Publicado por: Guilherme Torres
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Floriano realizou, no primeiro semestre de 2023, acordos monetários no montante de R$ 3.232.182,74 em 442 procedimentos, dentre eles mediações, conciliações e acordos pré-processuais.
De acordo com o resultado divulgado no Relatório Semestral, de janeiro a junho de 2023, o CEJUSC Floriano realizou 249 conciliações, que somam mais de 131 mil reais acordados entre partes, bem como 152 mediações, com valor estimado em 66 mil, e 41 acordos pré-processuais, estimados em mais de 2 milhões e 400 mil reais acordados.
Segundo o coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Floriano, juiz Franco Morette Felício de Azevedo, a unidade concentra as tentativas de solução de conflitos por meios conciliatórios e mediados, de maneira autocompositiva.
“A mediação serve para disponibilizar aos cidadãos uma via judicial e extrajudicial mais apaziguadora, segura e harmoniosa, que valoriza e busca fornecer espaços e medidas que visam minimizar as causas de atritos e tensões entre as partes. Assim, possibilitamos uma Justiça mais célere e menos desgastante, baseada na prevenção de conflitos”, explica o magistrado.
Os CEJUSCs são unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos que possuem dúvidas e questões jurídicas (artigo 8º da Resolução CNJ nº. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça).