EJUD traz palestrantes nacionais para IV FOPIVID
Publicado por: Bruna Leite
As inscrições para o IV Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher estão abertas através deste link. O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e do Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar e acontece nos dias 24 e 25 de agosto de 2023.
A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) apoia o evento trazendo palestrantes de renome para tratar sobre o assunto, como o psicólogo e pesquisador Ms. Daniel Fauth Washington Martins; e a juíza de Direito do TJRJ e presidente do FONAVID, Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, que realizará a palestra magna “Políticas públicas efetivas para o enfrentamento da violência contra mulheres”.
Para a magistrada, a iniciativa da EJUD demonstra seu comprometimento em capacitar juízas e juízes oferecendo ferramentas para lidar com casos de violência de gênero de maneira eficaz e sensível, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.
“Este evento proporciona um espaço para a troca de experiências, aprendizado e aprofundamento em temas relacionados à aplicação da Lei Maria da Penha e servem como preparação para debates de enunciados no âmbito do Fórum Nacional (FONAVID). Através do diálogo entre juízas e juízes provenientes de diversas localidades, há a oportunidade de compartilhar desafios e propor soluções inovadoras. A palestra tem como tema a fundamental participação do Judiciário na implementação de políticas públicas destinadas a combater a violência contra mulheres e meninas. O FOPIVID será uma oportunidade de explorar de que forma as ações do Judiciário podem ter um impacto positivo na prevenção da violência e na efetiva proteção de mulheres e meninas. Isso contribui para alterar paradigmas, aumentar a conscientização da sociedade e empoderar as vítimas”, destacou a juíza Katerine Jatahy Kitsos Nygaard.
O psicólogo e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Ms. Daniel Fauth Washington Martins, participará da mesa redonda Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher enquanto Medida Protetiva de Urgência, que terá também como debatedores o juiz de Direito da Comarca de Manoel Emídio, Georges Cobiniano Sousa de Melo, e a analista judiciária do TJPI, psicóloga da comarca de Parnaíba, Laíla Gabriela Carvalho de Sousa.
“Durante a mesa redonda, discutiremos sobre produção de conhecimento e alteração das estruturas curriculares de fluxo de produção e aplicação do conhecimento. Nesse sentido, a parceria da EJUD é fundamental para manter atualizados esses saberes e construir políticas coerentes com o atual estágio do desenvolvimento do conhecimento”, comentou Daniel Fauth Washington Martins.
Para o diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar de Oliveira, o compromisso da Escola é incentivar o compartilhamento de conhecimento: “Apoiamos eventos como este, que engrandecem o conhecimento e valorizam os servidores públicos”, pontuou.