Escola Nacional da Magistratura seleciona Juiz piauiense para pós-graduação na Espanha

Publicado por: admin

 
 

 

A diretoria-executiva da Escola Nacional da Magistratura (ENM) selecionou dois magistrados para participarem do curso de pós-graduação em "Mercado, sociedade e Estado na era da globalização", que acontece durante a VIII edição dos cursos de pós-graduação em Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Castilha-La Mancha (UCLM), localizada na cidade de Toledo (Espanha), de 7 a 24 de janeiro de 2008.

 

O desembargador trabalhista do Paraná, Célio Horst Waldraff e o juiz de direito do Piauí, Marcelo Mesquita Silva foram contemplados com uma bolsa de estudo correspondente ao valor da taxa de inscrição no curso. As despesas com passagem e hospedagem correrão por conta dos magistrados ou dos tribunais. Como em toda seleção promovida pela ENM, um ou mais suplentes são escolhidos para o caso de os titulares das vagas declararem antecipadamente algum impedimento ou desistirem. Se isso acontecer, o juiz de direito de Pernambuco, José Gilmar da Silva será convocado.

Globalização e Direito em pauta

Organizado pelo professor catedrático em Direito do Trabalho e Seguridade Social, Antônio Baylos, a pós-graduação confere título de especialista que poderá contar créditos para um futuro doutorado, se o participante apresentar uma monografia. Em seu blog pessoal, Baylos fala de algumas das questões que serão analisadas durante o curso: "Se tem privilegiado o exame da construção de uma dimensão social Européia em torno de um mercado unificado também monetariamente, junto com a reformulação de atores e regras novas em relação com a empresa global. No elenco de intervenções, destaca-se a atenção predominante da perspectiva latinoamericana, que ficará a cargo de importantes doutrinadores daquela área cultural. Dessa forma, Oscar Ermida, da Universidade da República, de Montevidéu, no Uruguai, analisará a relação entre os mecanismos de integração regionais na América Latina e sua caracterização como modelos de mercados integrados, com a regulação convergente do Direito do Trabalho nestes espaços, e Enrique Larios, da Unam do México, apresentará o problema da circulação dos trabalhadores no mercado global, mercado imperfeito na medida em que esta [circulação] é limitada, através do exame da problemática da imigração do México para os Estados Unidos, sob o subtítulo emprestado por Bauman, de "Turistas ou Vagabundos?".

 

Com a globalização ocorreram importantes mudanças no campo do Direito, especialmente em relação aos direitos sociais. O curso analisa estes processos, destacando a questão do esvaziamento da capacidade de legislar na esfera privada e devido expropriação da soberania estatal pelos grandes sujeitos econômicos transnacionais.

 

Na opinião do reitor da UCLM, Ernesto Martínez Ataz, os cursos servem para criar laços com a comunidade latino-americana e estreitar os vínculos pessoais de amizade entre os países, além de oferecer qualificação voltada para os principais temas da atualidade. "Estes cursos se posicionam em um lugar muito destacado dentro da formação acadêmica especializada, pois somos conscientes de que na sociedade do conhecimento a formação constitui a fonte que garante a organização e o progresso das sociedades modernas", afirmou no texto de apresentação do evento.

 

As conferências e seminários ministrados pelos especialistas da área do Direito do Trabalho, Teoria e Filosofia do Direito e Filosofia Política, estimularão este debate do ponto de vista não só do mercado, mas também da sociedade e do estado.

—–
Fonte: Escola Nacional da Magistratura (ENM)

Compartilhe: