Magistrado Edson Alves é o novo juiz coordenador da Secretaria Unificada Cível da comarca de Teresina
Publicado por: Vanessa Mendonça
Magistrado Edson Alves da Silva, juiz da 10ª Vara Cível da Capital, é o novo coordenador da Secretaria Unificada Cível da comarca de Teresina. A escolha aconteceu na manhã dessa quarta-feira (6), durante reunião presidida pelo corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, por meio de voto direto dos magistrados titulares das 6ª, 7ª, 8ª, 9 e 10ª Varas Cíveis da Capital – unidades envolvidas no projeto.
Projeto-piloto desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) desde julho de 2020, a Secretaria Unificada concentra em único ofício os atos de processamento e cumprimento de decisões judiciais dos processos em tramitação nas unidades atendidas.
“Estamos animados com esse novo desafio e é muito bom ver o compromisso da Corregedoria com esse projeto, dando uma atenção especial à Secretaria Unificada. Buscaremos juntos o aperfeiçoamento da unidade, que já apresenta excelentes resultados. Fico lisonjeado com a indicação dos meus colegas”, afirmou o magistrado Edson Alves da Silva.

O magistrado Edson Rogério, titular da 6º Vara Cível de Teresina, deixa o cargo após um ano e dois meses à frente da Secretaria Unificada e avalia o período como de grande êxito, especialmente em função das dificuldades naturais ao processo de implantação de uma sistemática inovadora de trabalho no Poder Judiciário piauiense.
“A Secretaria Unificada já pode ser considerada como um projeto exitoso, que tem colaborado para garantir maior celeridade aos processos, padronizando procedimentos e rotinas, racionalizando recursos humanos e financeiros, além de agilizar a tramitação dos feitos das unidades jurisdicionais por meio da gestão por competências”, avalia o desembargador Fernando Lopes, parabenizando os magistrados Edison Lopes e Edson Rogério pelo desafio de coordenar a Secretaria Unificada. Na oportunidade, o desembargador-corregedor também agradeceu o empenho dos servidores da unidade e também da CGJ-PI.
Eleição
A escolha do novo coordenador da Secretaria Unificada Cível da comarca de Teresina aconteceu por unanimidade. Votaram, além dos magistrados Edson Alves da Silva e Edson Rogério Leitão Rodrigues, os juízes Sebastião Firmino Lima Filho (7ª Vara Cível), Lucicleide Pereira Belo (8ª Vara Cível) e Antônio Soares dos Santos (9ª Vara Cível).
Secretaria Unificada
Em pouco mais de um ano, a Secretaria Unificada já executou mais de 175 mil atos processuais. A Secretaria Unificada atua no cumprimento, tramitação e movimentação dos processos nas unidades abrangidas, traz maior eficiência às atividades jurisdicionais. Por conta da pandemia de Covid-19, os atendimentos presenciais seguem reduzidos, mas os advogados continuam sendo atendidos pelos canais de atendimento on-line: aplicativos de mensagens e e-mail.
“A experiência da Secretaria Unificada apresenta ótimos indicadores. Tanto que recentemente, por exemplo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso entrou em contato conosco em busca de informações sobre o seu funcionamento. Enfrentamos algumas dificuldades no momento da instalação, e hoje somos referência”, comentou a secretária-geral da Corregedoria, Mônica Lopes, também presente ao ato.










