‘Caminhada Pela Saúde do TJ-PI’ fomenta qualidade de vida e cumpre requisitos do CNJ
Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI
Aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência, mantém o peso em equilíbrio e emagrece…sim, estamos falando dos benefícios da caminhada na vida de cada um. E foi para fomentar a prática do esporte e a vida saudável que a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq) realizou na manhã deste sábado (15) a ‘Caminhada Pela Saúde do TJ-PI’. A iniciativa teve como objetivo estimular a prática de atividades físicas entre magistrados e servidores e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 06 de abril.

Ao longo do ano, outras ações semelhantes serão desenvolvidas pela Sugesq e demais setores
O superintendente da Sugesq, médico Pedro Leopoldino, lembrou que a prática da atividade física “é essencial para a qualidade de vida, pois ativa os hormônios da felicidade, a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, que liberadas pelo cérebro exercem um trabalho específico e especial para nosso organismo”.
Aryel Castelo Branco, personal trainer, detalha que “no geral, a caminhada, além de contribuir para a melhora da imunidade, fortalece o coração e ajuda na socialização dos servidores e magistrados, contribuindo para o processo de emagrecimento saudável. É tudo de bom”.
Titular da Comarca de Jerumenha, a juíza Kássia Lages não perdeu a chance de se exercitar nesta manhã. “Foi uma ação muito importante, pois além da atividade física, foi um momento de confraternização e conscientização, para que possamos olhar para além do nosso trabalho e ter esse cuidado com nossa saúde física e mental, o que representa uma melhor qualidade de vida e uma melhoria no desempenho das nossas funções”.
Já para Daniela Dantas, assessora de magistrado na Comarca de Cristino Castro, a ação do TJ-PI veio somar com sua rotina de vida e prática esportiva. “Achei uma excelente iniciativa. Eu gosto muito de correr e caminhar já é muito bom, pois faz muito bem à saúde. Proporcionou muita alegria, interação entre os participantes, que puderam movimentar seus corpos e aumentar a disposição. Para as próximas ações, sugiro uma corridinha”.
Representando a Corte, o desembargador Aderson Nogueira parabenizou a ação desenvolvida pela Sugesq. “Foi algo positivo. Tudo aquilo que vem para incentivar as pessoas a terem qualidade de vida é válido. Entendo que o setor de saúde do tribunal avança largamente neste sentido, motivando não só seus servidores e magistrados, mas também toda a sociedade a praticar mais atividades físicas”.
Além de proporcionar diversos benefícios, a “Caminhada Pela Saúde do TJ-PI” ajuda o tribunal a pontuar junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como observa Nakeida Mousinho, Coordenadora do Nusa. “A ação contempla o indicador qualidade de vida no trabalho, constante da resolução 400 do CNJ. Dessa forma, é fundamental a participação do servidor, não só para cumprirmos estes requisitos, mas como forma de integração de todos”.
A ação contou com o apoio do Núcleo Socioambiental(NUSA), Sindicato dos Oficiais de Justiça, Associação dos Analistas do Poder Judiciário do Estado do Piauí (ANAJUS-PI) e Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES), Setor de Segurança e Assessoria de Comunicação.


























































