Celeridade no Judiciário: interessados(as) podem peticionar ao V Núcleo de Justiça 4.0
Publicado por: Guilherme Torres
Visando atender todo o jurisdicionado piauiense, o V Núcleo de Justiça 4.0 do Estado do Piauí, instituído através da Resolução N° 370, de 10 de julho de 2023, está em funcionamento e busca efetivar a homologação de transações extrajudiciais, juízo comum e Juizados Especiais.
“Os Núcleos 4.0 foram criados para garantir uma maior celeridade e efetividade à tramitação processual do Judiciário. Para ter acesso ao V Núcleo, ao protocolar um novo processo de homologação de acordo extrajudicial no PJe, os(as) advogados(as), a Defensoria Pública e o Ministério Público devem escolher a Unidade V Núcleo de Justiça 4.0, que pode ser utilizado tanto para processos do Juízo Comum, quanto para processos do Juizado Especial”, afirma o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.
Coordenado pela juíza Lucicleide Pereira Belo, também integram o V Núcleo os(as) magistrados(as) Maria Célia Lima Lúcio e Robledo Moraes Peres de Almeida.
“Os Núcleos de Justiça 4.0 são implementados dentro do projeto Juízo 100% Digital, que assegura que todos os atos processuais ocorrem de forma eletrônica e remota. O atendimento das partes e dos(as) advogados(as) devem ser realizados por meio do Balcão Virtual, sem o prejuízo da sua realização por outros meios eletrônicos, como email, telefone, aplicativos de mensagens e chamadas de vídeo ou de voz”, explica o magistrado Robledo Moraes Peres de Almeida.
Criados para garantir uma maior celeridade na tramitação processual do Judiciário piauiense, os Núcleos de Justiça 4.0 são órgãos jurisdicionais especializados e autônomos, que aprimoram o acesso do cidadão ao Judiciário, por meio de mecanismos 100% virtuais.