Celeridade processual: ferramentas de tecnologia são apresentadas em Floriano
Publicado por: Nehemias Lima
Painel DataCor, Plataforma IPÊ e Painel de Monitoramento de Litigâncias Predatórias. Essas foram as ferramentas apresentadas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, na manhã desta quinta-feira (29) no fórum da comarca de Floriano.
Acompanhado de comitiva, o desembargador-corregedor conversou com os magistrados e servidores e pontuou a importância de desenvolver ferramentas que auxiliem no trabalho daqueles que fazem a Justiça: “O objetivo dessas ferramentas é exclusivamente acelerar a prestação jurisdicional e fazer com que a sociedade tenha os seus processos conclusos de maneira ágil”, frisou o desembargador Olímpio Galvão.
Durante a apresentação, o corregedor-geral reforçou o compromisso em desenvolver ferramentas que agilizem a produtividade de magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição: “Acompanho diariamente as movimentações processuais no Piauí através do painel DataCor e temos nos debruçado para desenvolver cada vez mais ferramentas que tornem a Justiça mais célere”, disse o corregedor.
Também integrando a comitiva, o supervisor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, pontuou que as plataformas desenvolvidas pela Corregedoria contribuem para o enriquecimento do trabalho de magistrados e servidores e engrandecem o Judiciário piauiense: “São ferramentas que dão celeridade aos processos, apresentando facilidades no seu manuseio dentro das unidades”, destacou.
Ainda de acordo com o supervisor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, as plataformas desenvolvidas pela Corregedoria têm auxiliado no fluxo de trabalho dos juizados com maior número de demandas reprimidas: “Essas plataformas têm nos ajudado através das minutas de alta qualidade produzidas pelas equipes. São ferramentas que vieram para somar”, frisou o desembargador Aderson Nogueira.
O juiz da 1ª Vara da comarca de Floriano, Franco Morette Azevedo, agradeceu a visita da Corregedoria e a apresentação das ferramentas: “Além de desenvolver essas ferramentas, a Corregedoria vem apresentar essas inovações aqui, perto da gente, e possibilitar que tenhamos esse momento de ensinamento e aprendizagem que será refletido em nossa prestação jurisdicional”, disse o magistrado.
Titular da 2ª Vara da Comarca de Floriano, o juiz Carlos Marcello Campos reforçou que as ferramentas ajudarão na celeridade processual da unidade: “O jurisdicionado quer uma entrega rápida e efetiva dentro de um prazo razoável. Temos uma missão de diminuir a taxa de congestionamento dos processos e as ferramentas trazidas certamente farão a diferença”, avaliou o juiz.
Também esteve presente na reunião o juiz do Juizado Especial Cível e Criminal de Floriano, magistrado Carlos Eugênio Santiago. Ainda fizeram parte da comitiva da Corregedoria, o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão; a secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro; e os servidores Leandro Sampaio, Sávio Carneiro e Monne Ellen.