Com magistrados e servidores de nove comarcas da região Centro-Norte, TJ-PI dá início a III Encontro Regional de Trabalho

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Com a participação de magistrados e servidores de nove comarcas da região Centro-Norte, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) deu início, na noite desta quarta-feira (22), ao III Encontro Regional de Trabalho, que acontece em Teresina, na sede histórica do Tribunal, até o dia 24 de maio. A noite de abertura foi marcada pelas boas-vindas do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e por palestra-magna preferida pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Federico Mendes, juiz do Tribunal de Justiça do Paraná( TJ-PR).

 

 

Além de Teresina, este III Encontro abrange as comarcas de Altos, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, José de Freitas, União, São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí e Campo Maior. Cada comarca está presente no evento com magistrados e dois servidores por eles indicados.

 

 

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente do TJ-PI, anfitrião do evento, destacou a importância da união de esforços de todos na construção do Judiciário que a sociedade piauiense merece. “Estou aqui, como todos vocês, como um colega de trabalho. Para aprender e fazer mais. Esse Encontro faz parte das nossas ações dentro de um programa de capacitação continuada. Realizamos encontros em São Raimundo Nonato e Parnaíba, com imenso êxito, e agora é a vez da Capital. Temos em pauta temas atualíssimos, em que vamos discutir os desafios da Justiça, além de ter uma oportunidade de interagir e trocar experiências. Sejam todos bem-vindos!”, declarou.

 

 

Durante a palestra-magna, o magistrado Frederico Mendes destacou a importância do falar bem e com linguagem simples para que as pessoas que batem à porta da Justiça entendam aquilo que procuram, ou mesmo que entendam o que ouvem dos servidores e magistrados. O presidente da AMB ressaltou que o “juridiquês” não deixa as decisões mais bonitas, mas complicam e muito o entendimento pelas partes.

 

“Não é deixar de usar a escrita correta, mas isso pode ser feito de forma simples, clara e objetiva. Pesquisas recentes mostram que 65% das pessoas não estão entendendo o que lêem e ouvem no complexo de justiça. E não são só as decisões, mas até mesmo as conversas nos setores. Precisamos vencer esse desafio, sendo simples e claro”, pontuou o juiz.

 

O palestrante afirmou, ainda, que a modernização, a tecnologia e agora a inteligência artificial, são os caminhos para o avanço do judiciário. “Temos condições de garantir segurança e decisões efetivas para a sociedade”, cravou.

 

Hoje(23), os trabalhos serão iniciados com palestra sobre Gestão Estratégica. Na sequência, haverá roda de conversa sobre Desafios das Unidades para o Futuro do Judiciário, com integrantes da Mesa Diretora do TJ-PI. Após o almoço, a programação segue com palestras sobre Conexões saudáveis – Abordagens Eficazes para Reduzir o Estresse e Melhorar a Colaboração, com o professor doutor Vinícius Oliveira, a psicóloga Vitória Antão de Carvalho Rosa e a acadêmica Iza Maria; Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência – um Dever de Todo Nós, com a analista judicial Carolina Neiva; e Inteligência Artificial e a Justiça, com Dimmy Magalhães, integrante do Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab).

 

 

No terceiro e último dia de programação, sexta-feira (24), haverá o lançamento do projeto do Centro Cultural do TJ-PI e palestra com o ex-jogador de basquete e medalhista em campeonatos mundiais Oscar Schmidt sobre “A Conquista do Impossível”.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

LOCAL: Sede Histórica do TJ-PI

 

QUARTA, 22/05

17h – Credenciamento

18h30 – Abertura

19h30 – Palestra: Desafios da Justiça na Sociedade Contemporânea

Juiz do TJ-PR Frederico Mendes – presidente da AMB

20h – Coquetel

 

QUINTA, 23/05

9h – Oficina: Gestão Estratégica

11h – Painel: Desafios das Unidades para o Futuro do Judiciário

Mesa Diretora do TJ-PI

12h30 – Intervalo para almoço

15h – Palestra: Conexões saudáveis – Abordagens eficazes para reduzir o estresse e melhorar a colaboração

Prof. Dr. Vinícius Alexandre Oliveira

Psicóloga Vitória Antão de Carvalho Rosa

Acadêmica Iza Maria Mascarenhas

15h30 – Palestra: Acessibilidade e inclusão da Pessoa com Deficiência – um dever de todos nós

Carolina Neiva

16h30 – Palestra: Inteligência Artificial e a Justiça

Dimmy Magalhães

 

SEXTA, 24/05

9h – Lançamento do Centro Cultural

10h – Palestra: A Conquista do Impossível

Oscar Schmidt

Compartilhe: