Comarca de Demerval Lobão celebra sucesso e impacto de Núcleo voltado à pessoas com deficiência
Publicado por: Guilherme Torres
Visando a garantia dos direitos fundamentais às pessoas no Transtorno do Espectro Autista-TEA, nesta quarta-feira (28), a magistrada da Vara Única da Comarca de Demerval Lobão, Maria da Paz e Silva Miranda, celebrou, acompanhada de autoridades estaduais e municipais, as conquistas alcançadas pelo Núcleo de Atendimento Especializado da Pessoa com Deficiência de Demerval Lobão-NAEDEL.
A iniciativa é uma parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo e Legislativo do município, e conta com atividades diversas, como o projeto Música Eficiente.
“Este é um Núcleo de grande relevância para toda a sociedade de Demerval Lobão que, realizado através de um trabalho especializado e totalmente voltado ao acompanhamento e socialização de pessoas com transtornos, está tornando-se referência em todo o Piauí. Hoje celebramos mais uma vitória para nosso Núcleo, que foi a aprovação do jovem Miqueias Rosa Araújo, um garoto com autismo, para o curso de Direito, e celebramos com muita honra esta conquista”, afirma a juíza-madrinha da iniciativa, Maria da Paz e Silva Miranda.

Para Miqueias Araújo, integrante do projeto Música Eficiente desenvolvido pelo Núcleo, a cerimônia foi a celebração a uma trajetória de grandes resultados: “Quando meu pai me falou da homenagem sobre a minha aprovação no curso de Direito, pensei que seria algo mais simples, mas, quando cheguei aqui, me surpreendi com todos presentes. Cada pessoa me ajudou em um pedaço da minha vida, e hoje agradeço todo mundo, todos do projeto que me ajudaram”, comenta o jovem.
O NAEDEL foi criado em agosto de 2015, e visa ofertar uma efetiva inclusão social às pessoas em transtornos neurodivergentes, atuando na comunicação e socialização das mesmas, através da arte e da educação.

“A musicoterapia é uma arte que, aliada a uma educação especializada, possui o poder de transformar vidas, e o Miqueias é um exemplo dessa superação”, declara o diretor do Projeto Música Eficiente, João Gilberto.
Para a coordenadora do NAEDEL, Perpétua Martins, o evento foi um momento de agradecimento, mas também, de reconhecimento à constante luta contra o capacitismo.

“Hoje estamos festejando o Miqueias, um garoto lutador, autista, determinado e tocador, mas também gostaríamos de agradecer a todos que marcaram e marcam a nossa história, frente ao preconceito e aos estigmas sociais”, pontua a coordenadora.












