Comitiva do Tribunal de Justiça do Piauí participa do 7º Consepre no Rio Grande do Sul
Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI
Teve início nesta quarta-feira (5) e vai até amanhã o 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento, que conta com a presença dos presidentes e representantes dos Tribunais de Justiça dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, teve como tema de abertura “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”. A palestra foi proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

Evento coloca em debate os desafios do Poder Judiciário e as alternativas para lidar com as demandas apresentadas
Para o presidente do Tribunal de Justiça do estado do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o encontro é importante especialmente para tratar dos desafios da Justiça brasileira, especialmente através da troca de experiências, práticas inovadoras e do fortalecimento das relações institucionais com os demais poderes. “A exemplo do Piauí, estamos vendo aqui no Rio Grande do Sul, o quanto os tribunais têm investido em novas práticas e formas de garantir a prestação jurisdicional para a sociedade, ao mesmo tempo em que entende que isso só pode ser feito através da promoção da valorização do próprio Poder Judiciário. O fortalecimento das relações entre os próprios Tribunais de Justiça de todo o país, além do relacionamento harmonioso entre os Poderes é parte importante desse processo”, destacou o presidente, que participa do evento acompanhado do Juiz Auxiliar da Presidência, Luís de Moura e das secretárias Samya Rodgues (Secretária da Presidência) e Lara Larissa Bonfim (Secretária de Gestão Estratégica).
O vice-presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em sua palestra sobre “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”, salientou o aumento da judicialização na sociedade. “O Brasil é o país com maior litigiosidade existente no mundo”, disse ele, acrescentando que a alta demanda na esfera judicial é reflexo de muitos fatores. “O Poder Judiciário no Brasil vive um processo de ascensão institucional, passando a ser, na prática, um poder político na vida brasileira”, disse ele.
Barroso ainda ressaltou a importância do debate com os líderes da Justiça estadual, especialmente por se aproximar de sua posse como presidente do STF e do CNJ, que ocorrerá em setembro. “Quero sugestões dos presidentes para que possamos aprimorar ainda mais o nosso Judiciário. E peço ao presidente França que reúna essas sugestões para que possamos construir os projetos da gestão”, disse o vice-presidente do STF.