Corregedor-geral inaugura sala do SIM na comarca de Luzilândia
Publicado por: Nehemias Lima
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, realizou a inauguração da sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) no Fórum da Comarca de Luzilândia. A inauguração aconteceu durante visita técnica do corregedor e comitiva, nesta quarta-feira (5).
O Serviço Integrado Multidisciplinar realiza o atendimento multidisciplinar, no âmbito do primeiro grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Piauí, oferecendo apoio à criança, à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, no intuito de restaurar a integridade e a dignidade dessas pessoas.
Na ocasião, o corregedor-geral da Justiça destacou que um dos serviços oferecidos pelo SIM é o depoimento especial, que possibilita a tomada de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sem a sua revitimização, através da atuação de psicólogos e assistentes sociais capacitados.
“A tecnologia tem possibilitado ações como essa: juiz, defensor, promotor e demais partes do processo acompanham o depoimento por videoconferência. São projetos que possibilitam que a Justiça seja feita de forma rápida e também mais assertiva no que diz respeito ao aspecto social, considerando as especificidades que requerem esses casos que necessitam de depoimentos de crianças e adolescentes”, disse o corregedor.
Ainda durante a visita técnica, os servidores Leandro Sampaio e Sávio Carneiro, integrantes do Núcleo de Aceleração de Processos e Inteligência Artificial da Corregedoria Geral da Justiça (NAPIA/CGJ), apresentaram as ferramentas DataCor, Ipê e Painel de Monitoramento de Litigâncias Predatórias, plataformas de tecnologia avançada, desenvolvidas pela Corregedoria, que possibilitam que os processos tramitem de maneira mais rápida no âmbito do primeiro grau de jurisdição.
“Ao conversarmos com magistrados e servidores durante as visitas, conseguimos, além de apresentar as ferramentas, ouvir suas demandas e dores para que possamos continuar desenvolvendo tecnologias que melhorem o fluxo do seu trabalho e impulsionem o Judiciário piauiense”, disse o gestor do NAPIA, Leandro Sampaio.
Para o juiz titular da Vara Única de Luzilândia, Thiago Aleluia, a visita da Corregedoria foi produtiva: “Hoje foi um dia feliz para todos nós. Pudemos conhecer essas ferramentas trazidas pela Corregedoria e tivemos uma troca de informações e conhecimentos que nos ajudarão a oferecer uma prestação jurisdicional cada vez melhor”, disse o magistrado.
Acompanhando o corregedor-geral da Justiça, também participaram da visita técnica o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão; a secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro; e as servidoras Marianna Cabral e Mariana Lima.