Corregedoria encerra esforço concentrado e inicia novo mutirão em Pedro II
Publicado por: Nehemias Lima
Na Comarca de Pedro II, a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) realizou, nesta sexta-feira (23), o encerramento do esforço concentrado destinado ao julgamento de processos de empréstimos consignados, seguido da abertura da segunda etapa da pauta concentrada de consignados na Comarca, em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Judiciário piauiense. Com o esforço concentrado de julgamentos, despachos e audiências, cerca de 52 mil processos foram acelerados nas comarcas participantes.
Somente na comarca de Pedro II, no período do Esforço Concentrado, foram julgados 4.297 processos e baixados 1567. Também na unidade um total de 2.006 processos foram arquivados, através da atuação das equipes do Núcleo de Apoio aos Gabinetes (NAGAB) e Núcleo de Apoio às Secretarias (NASEC), entre os dias 20 de maio e 20 de agosto de 2024.
Durante a solenidade, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, celebrou a eficiência que a realização dos esforços concentrados estão trazendo à Comarca de Pedro II e demais comarcas piauienses.
“Estamos aqui em Pedro II encerrando mais uma atividade de pautas concentradas que, devido à alta quantidade de processos desta natureza que tramitam na Comarca, superlotam os acervos das unidades. Contudo, a Corregedoria está ciente desses gargalos e, com estratégias e ferramentas tecnológicas, não mede esforços para alcançar resultados que ajudem as unidades, proporcionando uma Justiça mais célere e eficaz aos jurisdicionados pedrossegundenses”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão.
Ainda no início da cerimônia, durante o encerramento do Esforço Concentrado de Julgamentos de Processos, Despachos e Audiências (iniciado em maio nas Comarcas de Pedro II, Amarante, União, Capitão de Campos, Campo Maior, Piripiri, Regeneração, Elesbão Veloso, Altos e Barras), o magistrado e coordenador da ação, Júlio César Garcez, agradeceu o empenho dos servidores(as) e da Corregedoria na busca por uma Justiça mais ágil.
“Estes esforços são fundamentais às Comarcas, pois desafogam as unidades para que elas consigam lidar melhor com o seu alto acervo, ao mesmo tempo em que possibilita uma tramitação processual mais célere aos jurisdicionados”, declarou o juiz Júlio César Garcez.
Logo após o encerramento da ação iniciada em maio, as autoridades presentes deram prosseguimento a abertura da segunda etapa do mutirão de consignados, agora em parceria com o NUPEMEC.
“Estamos iniciando mais uma parceria firme com a Corregedoria, buscando soluções que evitem a judicialização dos processos, auxiliando as unidades no diálogo com as partes. Não há dúvidas que será mais uma etapa bastante frutífera à Comarca”, destacou o supervisor do Nupemec, desembargador Francisco Gomes da Costa Neto.
Para o juiz e coordenador do Cejusc de Pedro II, Kildary Costa, “essa nova etapa do mutirão irá ampliar ainda mais o alcance das soluções consensuais para conflitos relacionados a créditos consignados, buscando evitar a necessidade de litígios mais prolongados”, concluiu o magistrado.
Participaram ainda da solenidade a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, o juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão; magistrados, servidores e servidoras da Corregedoria e da comarca de Pedro II.