Desembargador Hilo de Almeida inaugura unidade do programa Justo Acesso em Angical
Publicado por: Vanessa Mendonça
O município de Angical (a 127 km de Teresina), termo judiciário da comarca de Regeneração, acaba de ganhar a mais nova unidade do Justo Acesso, programa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que promove o acesso aos serviços do Poder Judiciário, a inclusão digital e a cidadania por meio de Pontos de Acesso à Justiça nos municípios que não são sede de comarcas. O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, inaugurou a unidade, instalada no Fórum Des. Ademar Soares Lima, nesta segunda-feira (24), em solenidade prestigiada por autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Ainda durante a cerimônia, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de a Justiça e a Prefeitura Municipal para a efetivação dos serviços do Justo Acesso.
O programa o congrega, em um só lugar, os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.

Entre os serviços oferecidos pelo Justo Acesso, estão o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais. Além dos serviços da Justiça Estadual, a unidade do Justo Acesso de Angical contará com atividades dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
Durante a solenidade de inauguração, o desembargador Hilo de Almeida falou sobre a alegria de entregar mais uma unidade do Justo Acesso, programa que considera como um dos mais importantes de sua gestão. “É preciso que os Poderes estejam atentos a quem mais precisa. Distribuir cidadania deve ser missão de todos os Poderes. E é isso que fazemos por meio do Justo Acesso, um programa que já deu certo, que já é exemplo para o Brasil”, declarou.

O prefeito de Angical, Bruno Neto, disse se tratar de um dia histórico para a cidade e os angicalenses. “É um dos dias mais marcantes da minha carreira pública. Estamos devolvendo para Angical um dos serviços que nós mais sentimos em ter perdido: a presença da Justiça. E aqui temos, além do Judiciário, outros órgãos que fazem parte do dia a dia da população”, relatou.
Em breve discurso, o magistrado Luiz de Moura Correia afirmou que o Justo Acesso é um programa que leva cidadania diretamente aos piauienses, colaborando com a redução da exclusão digital.
Homenagens
Ainda durante a solenidade, a Câmara Municipal de Angical prestou homenagens ao presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, ao juiz auxiliar da Presidência Luiz de Moura Correia e ao superintendente de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, Otávio Mathias, em agradecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
























