Desembargadora do Rio de Janeiro visita Corregedoria piauiense e elogia tecnologias inovadoras
Publicado por: Kadu Andrade
A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí recebeu, nesta segunda (23), a visita da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Recepcionada pelo corregedor-geral, desembargador Olímpio Galvão, e pelo corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Joaquim Santana, a magistrada teve a oportunidade de conhecer de perto as ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Corregedoria piauiense, que têm transformado a gestão judicial no estado.
Durante sua visita, a desembargadora Gaulia elogiou as soluções apresentadas e destacou a importância delas para o sistema judiciário. “As ferramentas que a Corregedoria do Piauí desenvolveu, como o Robô de Informações (RIC), são diferenciais que aceleram a tramitação processual e identificam demandas predatórias, proporcionando mais agilidade e eficiência à Justiça. Essas inovações fazem a diferença no dia a dia do Judiciário, e levarei esse exemplo como inspiração para outros tribunais,” comentou a magistrada.
Além de visitar a sede da Corregedoria, a Desembargadora Gaulia também participará das atividades da Semana do Registro Civil – Registre-se! na comarca de São Raimundo Nonato. A ação oferece à população local a emissão gratuita de documentos, como certidões de nascimento e registro geral (RG), além da realização de um casamento comunitário no fórum da cidade.
O Corregedor-Geral Olímpio Galvão ressaltou a relevância da troca de experiências com outras regiões do país e o impacto das inovações tecnológicas criadas no Piauí. “A Corregedoria piauiense tem sido pioneira na implementação de soluções digitais para otimizar a Justiça. O Robô de Informações da Corregedoria, por exemplo, já está sendo utilizado como modelo por outros tribunais, demonstrando o alcance e a eficácia dessas tecnologias. A visita da Desembargadora Cristina Gaulia reflete o reconhecimento nacional do nosso trabalho,” afirmou o Corregedor.
Com a adoção dessas tecnologias, a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí segue como referência na modernização do Judiciário, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e fortalecendo a cooperação entre diferentes tribunais do Brasil.