Início » TJPI » Destaques » Dia do Meio Ambiente: TJ-PI promove palestra sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Dia do Meio Ambiente: TJ-PI promove palestra sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA), promoveu na manhã de hoje (05) a palestra ‘Aplicação dos ODS no dia a dia’. A atividade faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 05 de junho.

 

 

A palestra ministrada pela doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) Ana Keuly Luz Bezerra, buscou esclarecer questões relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

 

 

Em sua fala, Ana Keuly Luz informou ao corpo funcional do Tribunal acerca da sustentabilidade, demonstrando a aplicação dos ODS no dia a dia e a importância da realização de ações de qualidade de vida, sensibilização e capacitação socioambiental, a fim de elucidar como todos nós podemos contribuir para a preservação de recursos naturais e o consumo consciente.

 

 

Guia de Contratações Sustentáveis

Nakeida Mousinho, coordenadora do NUSA, destacou a instituição do Guia de Contratações Sustentáveis pelo TJ-PI, elaborado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA) com o apoio Secretaria Jurídica da Presidência (SJP) e da Superintendência de Licitações e Contratos (SLC), e que visa a inclusão de critérios de sustentabilidade nas contratações de bens e serviços, de forma a aumentar o percentual de aquisições e contratações sustentáveis do TJ-PI.

 

Idealizado pelo NUSA em obediência ao art. 22 da Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Guia se caracteriza como uma das ações previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026 do Poder Judiciário piauiense e contribui para a melhoria desse indicador de sustentabilidade, à medida que as unidades judiciais e administrativas do TJ-PI o utilizam para elaborar seus termos de referência para aquisição de produtos ou contratação de serviços, e também para elaboração dos projetos básicos para obras e serviços de engenharia, com cláusulas e exigências de critérios de sustentabilidade nas especificações dos objetos requisitados.

 

Compartilhe:

Últimas Notícias