Juiz auxiliar e servidora do Foro Extrajudicial publicam artigo sobre o Registre-se Piauí em revista do CNJ
Publicado por: Guilherme Torres
O juiz-auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, publicou, em parceria com a servidora Ana Maria Ribeiro Malta, um artigo intitulado “A importância do Registre-se! no Estado do Piauí”, com o objetivo de demonstrar os impactos da realização e expansão do projeto Registre-se no combate ao sub-registro civil na capital e no interior do Estado. A publicação saiu pela Revista da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, do Conselho Nacional de Justiça-CNJ.
“A Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! é uma campanha mobilizada pelo CNJ que, no Piauí, foi expandida para um grande evento cidadão, reunindo diversas instituições parceiras do Judiciário piauiense. Na sua primeira edição, em 2023, foram solicitadas de mais de 1.100 emissões de segundas vias de nascimento e de casamento à população em vulnerabilidade social de Teresina e região, e neste ano de 2024, foram mais de 4 mil solicitações, realizadas com atendimentos voltados à populações indígenas, populações apenadas da capital, e público geral. Neste meio tempo, realizamos outras edições do Registre-se Piauí em Comarcas do interior do Estado, levando serviços essenciais a dezenas de municípios piauienses”, afirma o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior.
De acordo com o magistrado, a publicação do artigo busca incentivar outros Tribunais a criação de eventos cidadãos a partir da Semana Nacional do Registro Civil. “É de grande estima para nós vermos um evento como este que, buscando trazer a garantia de serviços tão fundamentais ao exercício da cidadania, conseguem alcançar e impactar um grande público, que muitas vezes é invisibilizado pelas políticas sociais”, conclui o juiz auxiliar Carlos Augusto Arantes Júnior.
A Revista da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” é uma publicação do CNJ que apresenta um compêndio das experiências vivenciadas pelos tribunais durante a primeira Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, realizada no período de 8 a 12 de maio de 2023. Na ocasião, foram registrados quase 100 mil atendimentos e emitidas, gratuitamente, mais de 14 mil certidões de nascimento e de casamento em todo o Brasil.
Para a autora do artigo e servidora do Foro Extrajudicial piauiense, Ana Maria Ribeiro Malta, a publicação é mais uma celebração dos esforços da Corregedoria frente ao sub-registro Civil no Piauí. “É importante termos este reconhecimento do CNJ, pois demonstra ainda mais aos parceiros locais que podemos fazer um evento ainda maior em 2025, com o objetivo de levarmos a garantia de direitos a mais e mais populações piauienses”, destaca a servidora Ana Maria Ribeiro Malta.
Confira a publicação na íntegra (página 221), ou clique aqui para baixar!