Justiça Itinerante realiza 2º casamento comunitário voltado à pessoas privadas de liberdade na Colônia Agrícola Major César
Publicado por: Guilherme Torres
Na quarta-feira (13), a Justiça Itinerante realizou o segundo casamento comunitário de 2024 voltado ao público apenado piauiense, na Colônia Agrícola Major César Oliveira, no município de Altos. Em celebração à cidadania e ao reconhecimento de novas famílias, a cerimônia oficializou a troca de votos de cinco casais.
Para a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, o evento é mais um passo no compromisso de ressocialização de pessoas privadas de liberdade à sociedade. “Realizamos um casamento comunitário na segunda-feira (11), na Penitenciária Irmão Guido, e outro nesta quarta (13), na Colônia Agrícola Major César, voltado ao reconhecimento da união de civis ingressos no sistema carcerário piauiense. Estas são cerimônias lindas e importantes, pois auxiliam no processo de ressocialização dessas pessoas que, em sua grande maioria, necessitam do apoio familiar para o reingresso na sociedade”, explica Vanessa Brandão.
Ainda de acordo com a superintende, a ação foi uma parceria dos Poderes Judiciário e Executivo, e visam humanizar e garantir os direitos fundamentais a todos(as).
Há 20 anos aproximando o Judiciário à sociedade, a Justiça Itinerante oferta serviços gratuitos que visam garantir o exercício da cidadania à população, como divórcio consensual, retificação de registros civis de nascimento, casamentos comunitários, dentre outros.