Justiça Restaurativa na Escola: NUJUR promove círculo de conhecimento com professores do CETI Solange Viana

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (NUJUR/TJ-PI) realizou, na última quarta-feira (22), um círculo de conhecimento com os professores do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Solange Sinimbu Viana Arêa Leão, escola piloto do Projeto Justiça Restaurativa na Escola e de onde as ações serão expandidas programaticamente para toda a rede estadual.

 

 

No momento, as ações do Programa Justiça Restaurativa na Escola vêm ocorrendo nas comarcas de Teresina e Parnaíba, que já contam com NUJURs. No CETI Solange Viana, já foram realizados dois círculos com alunos e um com professores, que caracterizam a primeira etapa do Programa, com a promoção de círculos de diálogo e conhecimento sobre a Justiça Restaurativa. A partir de agora, a oferta de círculos e de outras práticas restaurativas será ação permanente, nessa e nas demais escolas.

 

O Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas é uma deliberação da então presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Rosa Webber. No Piauí, é uma iniciativa da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina. Para sua implementação, o Comitê Gestor Institucional da Justiça Restaurativa (COJUR) do TJ-PI viabilizou, em ação conjunta com a Escola Judiciária (EJUD), a formação da primeira turma de facilitadores em Justiça Restaurativa, com foco no ambiente escolar. A formação da segunda turma está prevista para ainda este semestre.

 

 

Para a facilitadora do NUJUR, Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, a oferta de círculos restaurativos nas escolas alcança o objetivo de formação de uma cultura de cidadania, contributo para a paz social. A iniciativa seguirá concomitantemente na esfera das escolas de ensino superior, instaurada com painel na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na última segunda-feira (20).

 

Compartilhe: