Outubro Rosa: TJ-PI promove palestra sobre câncer de mama durante Semana do Servidor

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), alinhado à campanha “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, promoverá, no dia 23 de outubro, palestra sobre o tema com o médico mastologista Luiz Ayrton Santos Junior. A ação faz parte da programação da Semana do Servidor 2024 e acontecerá no auditório do prédio histórico do TJ-PI (Praça Edgar Nogueira – Cabral), a partir das 09 horas.

 

Luiz Ayrton Santos Junior é mastologista, doutor e mestre pela Universidade de São Paulo (USP); professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e diretor do Instituto de Mama do Piauí.

 

Pedro Leopoldino, Superintendente de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) do TJ-PI, diz que a ação é importante para que as mulheres possam conhecer os cuidados com a prevenção. “O câncer de mama é uma patologia que acomete muitas mulheres no Brasil e no Piauí. Será um momento de muita troca de informação, com um mastologista reconhecido em todo o país”, informa.

 

Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais recorrente é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

 

O diagnóstico precoce é um passo fundamental para o tratamento da doença. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja sintomas.

 

Compartilhe: