Parnaíba sedia Semana do Registro Civil-Registre-se de 25 a 30 de setembro
Publicado por: Guilherme Torres
Buscando garantir que a cidadania chegue a todos através de serviços gratuitos que visam diminuir o sub-registro no litoral piauiense, de 25 a 30 de setembro a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí realiza, no Centro de Qualificação Joanete Souza (situado na Avenida Gov. Chagas Rodrigues, bairro do Carmo), a Semana do Registro Civil-Registre-se Parnaíba, que contará com a emissão de documentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como demais atendimentos gratuitos à população.
De acordo com o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador José Ribamar Oliveira, a iniciativa será a terceira Semana de Registro Civil realizada em 2023 no Piauí, que resultará em grandes avanços na luta contra o sub-registro civil no Estado.
“Em maio de 2023 não apenas realizamos, mas aperfeiçoamos e trouxemos diversos parceiros à Semana do Registro Civil em Teresina, em que foram contabilizadas mais de 1.102 solicitações de emissões de documentos pelos Cartórios de Registro Civil da capital, o que colocou o Piauí em 6º lugar no ranking nacional da Semana. Em agosto realizamos o Registre-se em Picos (com mais de 4.457 registros), e chegou o momento de levarmos o projeto à zona litorânea do Estado, que abarcará Parnaíba e região, levando atendimentos gratuitos de parceiros do Judiciário para toda a população, a fim de garantir o exercício da cidadania e a redução do sub-registro civil na região”, afirma o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador José Ribamar Oliveira.Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, o Registre-se é uma excelente forma de levar uma Justiça cidadã à população, de forma efetiva, simplificada e humanizada.
“O que buscamos nestas Semanas de Registro Civil é, sobretudo, proporcionar ao cidadão uma série de atendimentos e serviços gratuitos para que o ajude a estar em dias com o compromisso de sua cidadania. Logo, parceiros como a Justiça Itinerante se farão presentes para que, além dos serviços cartorários do município, a população tenha acesso a atendimentos como emissões de Registro Civil, Registro Geral, testes de paternidade, casamentos comunitários, dentre outros, de forma célere, simplificada e efetiva”, comenta o juiz auxiliar, Carlos Augusto Arantes Júnior.