Professores desempenham papel importante na identificação de violências cometidas contra crianças e adolescentes

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

A violência contra crianças e adolescentes atingiu o número de 50.098 denúncias no primeiro semestre de 2021. Desse total, 40.822 (81%) ocorreram dentro da casa da vítima. Os dados são do Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH).

De acordo com a assistente social da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Piauí (CEJIJ-TJPI), Sâmia Silva, o professor ou professora desenvolve um importante papel no que diz respeito à proteção de crianças e adolescentes das mais diversas formas de violência. Isto porque no espaço da escola é que muitas crianças e adolescentes revelam situações de violência (física, emocional e sexual) pelas quais já vivenciaram ou ainda estão sofrendo.

“Eles passam boa parte do dia com os alunos, e é comum crianças e adolescentes considerarem seus professores como pessoas em quem podem confiar e assim revelarem situações de violência”, pontua a assistente social.

Sâmia Silva destaca ainda que tal revelação pode ocorrer de forma indireta, através de jogos, desenhos, brincadeiras, e muitas vezes pela visualização de marcas físicas e sinais comportamentais típicos de vítimas de violência.

Durante a pandemia, foi possível identificar o impacto do afastamento das crianças e adolescentes da escola nas estatísticas de subnotificação de violência, levando-nos a reconhecer ainda mais a importância do papel desempenhado pelo professor na rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

A rede de proteção envolve a ação de várias instituições/áreas governamentais ou não, que visam atuar em questões sociais de extrema complexidade, definindo estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de risco.

 

 

Rede de Proteção
A escola é uma instituição que integra a Rede de Proteção e tem a responsabilidade, junto aos outros agentes da rede, de identificar, notificar, atender e manter uma atitude vigilante, de acordo com a necessidade e gravidade do caso, com a proposição de ações preventivas.

Além da área da educação (escola), também fazem parte da Rede de Proteção às áreas da saúde, da assistência social e da segurança pública, que, por meio de seus atores, articulam ações no sentido de combater a violência contra a criança e o adolescente, bem como garantir os seus direitos.

Professores e professoras no enfrentamento de situações de violência contra crianças e adolescentes

Um professor ou professora devidamente capacitado é capaz de identificar situações de risco para as crianças, observando lesões físicas, mudanças comportamentais e o comportamento dos familiares.

O professor pode proporcionar no espaço da escola, um lugar de escuta e acolhimento à vítima.

Professores devem denunciar ao Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção de crianças e adolescentes, quando identificadas as situações de violência contra crianças e adolescentes.

Denuncie casos de violência contra crianças e adolescentes

Ao identificar uma situação de violência deve-se fazer a denúncia de maus-tratos diretamente aos órgãos competentes, pelos seguintes canais:
Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes, como violência física ou sexual, podem denunciar anonimamente pelo Disque 100.
Disque 153 – Canal do município de Teresina para localizar o Conselheiro Tutelar de plantão por cada zona da cidade.
Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.

Conselho Tutelar:
Conselho Tutelar I/Centro-Norte: (86) 3215-9313; Plantonista: (86)99490-7886
Conselho Tutelar II/Zona Sudeste: (86) 3215-9360; Plantonista: (86)99460-3138.
Conselho Tutelar III/Zona Sul: (86) 3227-6714; Plantonista: (86)99454-2102.
Conselho Tutelar IV/Zona Leste: (86) 3233-8841; Plantonista: (86) 99470-0654.
Conselho Tutelar V/Zona Norte: (86) 3211-6928; Plantonista: (86) 99404-1192.

Compartilhe: