Redes sociais e cuidados com a saúde mental: TJ-PI promove palestra sobre o tema
Publicado por: Rodrigo Araújo
A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Sugesq/TJ-PI), em atenção à campanha Setembro Amarelo, promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), palestra sobre o tema ‘Redes sociais e saúde mental’. O Setembro Amarelo é uma campanha mundial, originalmente criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e visa à promoção do diálogo sobre transtornos mentais para a prevenção ao suicídio.
A palestra, ministrada pela psicóloga com formação em inteligência emocional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Jéssica Mota Negreiros, apontou que o Brasil tem o terceiro pior índice de saúde mental do mundo, o que torna fundamental a necessidade de falar sobre o tema. A psicóloga também destacou que transtornos mentais são a principal causa de incapacidade em todo o mundo.
No eixo das redes sociais, Jéssica Mota explicou como as mídias digitais podem interferir na saúde emocional. “O ambiente das redes sociais pode afetar diretamente nossa autoimagem, à medida que distorce a percepção da realidade e, dessa forma, gera sentimentos de insatisfação na relação consigo mesmo e nos relacionamentos interpessoais”, afirmou.
A psicóloga frisou ainda que os aspectos positivos ou negativos das redes sociais prevalecem de acordo com o uso que delas é feito, sendo essencial o equilíbrio. Um dos pontos trazidos pela profissional foi a disseminação de notícias falsas com maior facilidade no ambiente virtual.