Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa acontece amanhã (19) no TJ-PI

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) irá promover, nesta terça-feira (19), o Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa, concebido com o objetivo de compartilhar os benefícios da Justiça Restaurativa com a comunidade teresinense. O evento, que ocorrerá a partir das 9 horas no Plenário do Palácio da Justiça, será conduzido pela juíza coordenadora do Núcleo da Justiça Restaurativa (NUJUR), Maria Luiza de Moura, e faz parte da Semana da Justiça Restaurativa. Inscreva-se aqui.

 

A Justiça Restaurativa é uma política pública promovida pelo Poder Judiciário Nacional, em que oportuniza às pessoas envolvidas em qualquer tipo de conflito – judicial, extrajudicial, comunitário, escolar, entre outros – a encontrarem, através do diálogo, a solução mais justa e satisfatória para todos os envolvidos. A Semana da Justiça Restaurativa é um movimento internacional, realizado anualmente durante a terceira semana de novembro.

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elegeu 2023 como o ano da Justiça Restaurativa na Educação, fomentando a implantação de programas, projetos e ações da Justiça Restaurativa no âmbito escolar. No TJ-PI, o NUJUR foi criado em 2020 com a finalidade de receber demandas judiciais e da comunidade para buscar a solução de conflitos, por meio da prática de círculos restaurativos.

 

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

10h – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica celebrado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí com a Justiça Federal de Primeiro Grau no Piauí, com o intuito de fornecer equipe multidisciplinar para o Núcleo de Práticas Jurídicas Restaurativas da Seção Judiciária do Piauí.

10h15 – Mesa 1: Rede Interinstitucional de Justiça Restaurativa

11h30 – Coffee break

12h – Mesa 2: Contação de histórias de Garantias de Direitos

14h – Celebração de Encerramento

 

Compartilhe: