Sustentabilidade: TJ-PI dá seguimento à arborização do Palácio da Justiça
Publicado por: Rodrigo Araújo
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA), deu continuidade à arborização do Palácio da Justiça, na última sexta-feira (27), com o plantio de várias mudas de árvores no estacionamento superior. A ação visou à comemoração do Dia da Árvore (21/09) e também à sensibilização quanto à importância da flora para o equilíbrio da vida no planeta.
As árvores contribuem para melhorar a qualidade do ar, reduzir o calor e a incidência direta de raios solares, além de serem importantes para a retenção das águas das chuvas, o que diminui a ocorrência de enchentes. São essenciais também para a manutenção das nascentes de rios, lagos e riachos.
O plantio de mudas de árvores faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJ-PI e objetiva, entre outras finalidades, contribuir para amenizar as altas temperaturas, por meio da transpiração das folhas das árvores, que liberam água para a atmosfera. As árvores também contribuem para a compensação ambiental, considerando que absorvem o gás carbônico (CO2), liberam oxigênio (O2) e capturam os gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global.
A coordenadora do NUSA, Antonia Nakeida Mousinho, explica que a iniciativa proporcionará aos servidores e ao público visitante maior conforto térmico. “As árvores garantem a regulação do clima, amenizando as temperaturas, especialmente no nosso estado, nos meses mais quentes do ano. Foram plantados diversos tipos de mudas: ipês, caneleiros, flamboyant, mangueiras, pitanga, entre outros”, destaca.