TJ-PI homenageia Nereu Giacomolli com Colar do Mérito Judiciário
Publicado por: Vanessa Mendonça
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, realizou, nesta sexta-feira (5), a Outorga do Diploma e do Colar do Mérito Judiciário do Piauí ao professor Dr. Nereu Giacomolli. A honraria, proposta pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura, é uma homenagem aos relevantes serviços prestados à cultura jurídica e à Justiça.
Natural do Rio Grande do Sul, o professor Dr. Nereu Giacomolli tem mais de 30 anos de atuação na área jurídica, exercendo as carreiras de advogado, juiz de direito, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e professor.
“Estou muito emocionado e muito grato por essa homenagem recebida, essa distinção do TJ-PI e qualquer palavra que eu diria seria muito pouco realmente, pela grandiosidade desse reconhecimento”, disse o acadêmico, que proferiu, após a outorga, a palestra “Prisão e Liberdade”. “(A palestra) Foi um pouquinho que eu pude dar e contribuir também para o povo de Teresina e do Estado do Piauí, que é um estado é que eu tenho em no meu coração”, acrescentou.
Proponente da homenagem, o desembargador Edvaldo Moura destacou a postura de Nereu Giacomolli como magistrado. “Diligente, provo e competente, por mais de 28 anos, sempre a serviço dos interesses supremos da exigente sociedade gaúcha, a que serviu com desprendimento e zelo”, definiu.
O Colar do Mérito Judiciário
A comenda é a mais alta honraria concedida pelo TJ-PI a pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes contribuições à área jurídica e à Justiça, de modo geral. A comissão responsável pela outorga do Colar é formada pelo presidente do TJ-PI e pelos dois desembargadores mais antigos. A medalha é acompanhada de um diploma e de livro próprio.














