TJ-PI promove palestra sobre prevenção de doenças cardiovasculares

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Com o objetivo de alertar para a prevenção de doenças cardiovasculares, que acometem milhares de brasileiros e são a principal causa de morte no Brasil, a Superintendência de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (SUGESQ/TJ-PI) promoveu, na manhã desta quarta-feira (28) palestra sobre o tema, proferida pelo médico cardiologista Elisiário Cardoso da Silva Júnior.

 

 

Em sua fala, o médico apontou que doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, provocando o dobro de mortes no país por todos os tipos de cânceres. “Estima-se que 30% da população brasileira seja hipertensa e somente metade dessa porcentagem saiba de sua condição. A hipertensão é o principal fator de risco tanto para infarto quanto para acidente vascular cerebral”, explicou.

 

 

Elisiário da Silva Cardoso pontuou que a associação do controle de fatores de risco, alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas são essenciais para a prevenção de doenças relacionadas ao coração. “O monitoramento de doenças genéticas, como diabetes, combinado à prática de, no mínimo, 150 minutos semanais de exercícios físicos são ações que contribuem para a manutenção de um sistema cardiovascular saudável”, indicou o cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e professor de Cardiologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

 

 

O médico Pedro Leopoldino, Superintendente da SUGESQ, explica que a palestra, inserida no Programa Vida Saudável, visa melhorias na qualidade de vida e saúde geral de magistrados, servidores e demais colaboradores.

 

 

Compartilhe: