TJPI adota iluminação laranja em campanha pelo fim da violência contra mulher

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

A nova sede do Palácio da Justiça do Estado do Piauí, localizada na Avenida Padre Humberto Pietrogrande, estará iluminada até 10 de dezembro com a cor laranja, em alusão à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça(CNJ), iniciada em 20 de novembro.

A ação busca sensibilizar a sociedade para o tema da violência contra a mulher e é inspirada em ação mundial que se iniciou em 1991, intitulada “As Mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.

“O Judiciário piauiense, nesta terceira edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, realizou mais de 500 audiências referentes à violência doméstica e familiar contra mulheres. Esta ação vem fortalecer ainda mais nossa luta contra a violência, além de sensibilizar a sociedade para um tema que diariamente precisa ser abordado e combatido”, destacou a juíza Keylla Ranyere, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário.

A campanha e outras ações realizadas pelo TJPI durante a Semana Nacional da Justiça Pela Paz em casa estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, o ODS 5, que visa estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam assegurar também a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e a exploração sexual.

Compartilhe: